Economia africana em crescimento!

Publié le par Angolar

A economia em África vai continuar a crescer até 2007, apesar das catástrofes naturais, das guerras e conflitos políticos que subsistem no continente, refere um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), denominado "African Economic Outlook" (Visão Económico sobre África). Para a instituição a actividade económica em África cresceu 05 por cento em 2005, prevendo a OCDE que cresça 5,8 por cento em 2006 e 5,5 por cento em 2007.

Apesar deste crescimento económico, o relatório refere que alguns países continuam a enfrentar graves problemas de desenvolvimento, nomeadamente o Sudão com o conflito de Darfur e o Zimbabwe devido ao colapso económico provocado pela Reforma Agrária, iniciada em 2000.A seca e a crise alimentar que afectam a África Ocidental e Austral também prejudicam o crescimento económico de muitos países destas regiões. A Etiópia, a Cotê Divoir, a Nigéria e o Tchade são outros países que podiam ter um melhor desempenho económico, mas os problemas internos impedem esse desenvolvimento.

Independentemente da insegurança, conflitos armados e políticos e corrupção, a OCDE considera que o desenvolvimento para muitos países africanos é positivo, nomeadamente da África do Norte. A OCDE refere também que para este desenvolvimento contribuiu o aumento da ajuda internacional e da estabilidade macroeconómica em alguns países, bem como o aumento da produção de petróleo. A inflação média no continente africano manteve-se baixa, mesmo tendo em conta o aumento do preço do petróleo registado nos últimos meses, acrescenta a OCDE.

As balanças comerciais de muitos países melhoraram, com maiores ganhos para os países exportadores de petróleo e metais, segundo o documento, que sublinha que outros países foram afectados com aumentos das importações devido ao baixo preço dos produtos agrícolas exportados, como o cacau e o algodão. Em relação à boa governação, a OCDE identificou esforços nos países exportadores de petróleo para serem mais transparentes nas operações, nomeadamente com a introdução de leis de fiscalização.

A organização sublinha também que a democracia começa a ser uma realidade em muitos países africanos, mas a corrupção, sob as mais variadas formas, continua a ser um obstáculo ao desenvolvimento. No que diz respeito ao cumprimento dos Objectivos do Milénio das Nações Unidas, só os países da África do Norte estão a conseguir dar combate à pobreza, diminuindo o número de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia.Numa proposta para melhorar o desenvolvimento económico do continente africano, a OCDE defende a criação de uma boa rede de infra-estruturas de transportes através de maiores investimentos públicos e a participação de privados. Segundo o relatório, há algum desenvolvimento nos transportes aéreos com criação de carreiras entre vários países, mas o isolamento das pessoas, dentro dos países, devido há falta de acessibilidades, contribui para a sua pobreza e marginalização.

África continua a ser um continente com fraca mobilidade, sublinha o relatório, referindo que na África Subsaariana só há 1.500 milhões de quilómetros de estradas e que apenas 19 por cento são asfaltadas. O estudo da OCDE foi elaborado em conjunto com o Banco Africano para o Desenvolvimento e financiado pela Comissão Europeia. De recordar que a Assembleia Nacional aprovou no passado dia 23 de Maio do corrente ano a adopção da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, no sentido de criarem mecanismos para acabar com práticas de corrupção nos países membros da ONU.

Publié dans zengo

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article